Expedia Team, em January 1, 1970

Quem são os Millennials que viajam?

Os jornais especializados de turismo nunca param de debate esse tema. A hotelaria tradicional sentiu uma chacoalhada quando teve que repensar seus próprios produtos para satisfazer as demandas da chegada desse novo perfil de consumidor. Afinal de contas, o que querem os Millennials? Quem são? Como se alimentam? Gostam de viajar? O que os move?

Uma pesquisa de mercado elaborada pela Expedia e pela Future Foundation buscou traçar esse perfil e mostrar suas características diferentes perante as gerações de consumidores anteriores como os baby-boomers e os da geração X. Dessa forma, ficou estabelecido que os Millennials são todos os jovens nascidos entre 1982 e 1999. E por que representam um papel importante para o turismo? Acredita-se que eles vão influenciar diretamente os próximos 20 anos do segmento. Pode parecer algo impressionante e até difícil, mas os dados já mostram que isso é mais do que possível, tendo em vista a grande ruptura comportamental que eles representam.

De maneira geral, a pesquisa mostrou que os Millennials, ao pensarem em suas viagens, buscam pelo surpreendente e por viver novas e inesquecíveis experiências. Existe uma necessidade latente de distanciamento dos destinos comuns ou das atrações pega-turistas que todo turista convencional visita. O Millennial busca a constante sensação de viver como um local, explorando a cultura além dos cartões postais.

Os resultados também mostraram um fator determinante na maneira como essa nova geração se comporta: muitos afirmaram preferir investir mais em reais experiências de viagem do que num carro novo, por exemplo (72% dos entrevistados pensar em fazer uma viagem dos sonhos, contra 65% ter um carro novo).

E aqui já aparece um dos grandes contrastes geracionais: chamada de primeira geração digital native, ou seja, quem já cresceu imersa completamente no mundo internet, eles desenvolveram um jeito diferente de se relacionar interpessoalmente e de consumir suas próprias viagens.

Além de desenvolver conexões profundas, o uso constante de redes sociais tem um impacto muito importante nas suas vidas, resultando em outro jargão muito conhecido como a era do compartilhamento.

Um exemplo disso levantado na pesquisa, mostra que 58% dos Millennials entrevistados na China afirmsm que esperam que as pessoas comentem em suas fotos de viagem publicadas em suas redes sociais. Já 42% utilizam seus canais como meio de guardar as memórias das suas viagens.

Não apenas como um back-up, ou como uma maneira de compartilhar bons momentos, esse tipo de engajamento dentro de plataformas sociais também acaba impactando diretamente a tomada de decisão na hora do processo de compra de uma viagem. 42% afirmou que os conteúdos publicados por seus amigos acabam influenciando diretamente seu próximo destino de férias. Eles são uma geração que, de certa forma, coleciona variadas fontes de inspirações, quase como um efeito “Pinterest” no seu dia a dia.

Entretanto, na hora de fechar a viagem, as fontes de pesquisa são múltiplas. Na média, consultam 3,7 opiniões diferentes antes de confirmar uma reserva e geralmente vão desde desde famílias, amigos, agentes de viagens, sites de reviews anônimos, bloggers etc. Dessa forma, ele acaba diversificando o leque de possibilidades de compra.

Mesmo buscando experiências diferentes, os Millennials também se mostraram preocupados com a questão da segurança nos destinos escolhidos e esperam serviços personalizados e customizados para suas demandas. O que só reforça como é importante manter bons canais de comunicação com seu público e aumentar sua presença digital em diferentes meios, tendo em vista o elevado tempo que que esse público passa junto de seus smartphones e outros devices.

A última questão levantou que a maioria dos participaram espera que a tecnologia facilite suas viagens. Tendências como realidade virtual, wearables e malas inteligentes foram citados como itens facilitadores deste processo.