POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA EXPEDIA BRASIL

Política de Privacidade

 

Última atualização: 27 de agosto de 2020

 

Expedia, parte do Expedia Group (“nós”), valoriza você como cliente e reconhece que a privacidade é importante para você. Esta Política de Privacidade explica como coletamos, usamos e divulgamos dados quando você usa nossa plataforma e serviços associados, além de mostrar como entrar em contato conosco.

Resumo da Política de Privacidade

Este é um resumo de nossa Política de Privacidade. Para ver a Política de Privacidade completa, clique aqui ou role para baixo.

  1. O que esta Política de Privacidade cobre?

Esta Política de Privacidade foi criada para descrever:

  • Qual tipo de dados pessoais coletamos e como usamos esses dados
  • Quando e com quem compartilhamos nossos dados pessoais
  • Quais escolhas você pode fazer sobre como coletamos, usamos e compartilhamos seus dados pessoais
  1. Quais dados pessoais coletamos e usamos e como os coletamos?

Coletamos dados pessoais quando:

  • Você os fornece a nós
  • Os dados são coletados automaticamente
  • Quando os recebemos de outras partes

Quando você cria uma conta em um de nossos sites, se inscreve para receber ofertas ou informações ou faz uma reserva usando nossa plataforma, você nos fornece dados pessoais. Também coletamos esses dados usando tecnologia automatizada, como cookies colocados em seu navegador, com seu consentimento quando aplicável, quando você visita nossos sites ou baixa e usa nossos apps. Também recebemos dados das empresas afiliadas do Expedia Group, bem como parceiros comerciais e outras partes, o que nos ajuda a melhorar nossa plataforma e serviços e ferramentas associados, atualizar e manter registros precisos, detectar e investigar fraudes potenciais e comercializar nossos serviços com mais eficácia.

  1. Como os dados pessoais são compartilhados?

Seus dados pessoais podem ser compartilhados para ajudar você a reservar sua viagem e/ou férias, ajudar com sua estadia de férias e/ou viagem, comunicar-se com você (incluindo quando enviamos informações sobre produtos e serviços ou possibilitar que você se comunique com provedores de viagens e/ou proprietários de estabelecimentos) e cumprir com a lei. A Política de Privacidade completa detalha como os dados pessoais são compartilhados.

  1. Quais são seus direitos e opções?

Você pode exercer seus direitos à proteção de dados de vários modos. Por exemplo, você pode cancelar o recebimento de publicidade ao clicar no link "cancelar assinatura" nos e-mails, em sua conta, conforme aplicável, ou entrar em contato com o suporte ao cliente. Em nossa Política de Privacidade você encontra mais informações sobre as opções e os direitos à proteção de dados disponíveis para você.

  1. Como entrar em contato conosco

Veja mais informações sobre nossas práticas de privacidade em nossa Política de Privacidade completa. Você também pode entrar em contato conosco conforme descrito abaixo na seção “Fale conosco” para fazer perguntas sobre como lidamos com seus dados pessoais ou fazer solicitações sobre seus dados pessoais.

Para mais informações sobre o controlador de dados e/ou o representante na UE para os dados pessoais que processamos, clique aqui.

 

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Política de Privacidade

Categorias dos dados pessoais que coletamos

Apps

Uso de dados pessoais

Compartilhamento de dados pessoais

Seus direitos e opções

Transferência de dados internacionais e Proteção da privacidade

Segurança

Retenção de registros

Fale conosco

Atualizações na Política de Privacidade

Categorias dos dados pessoais que coletamos

Quando você usa a nossa plataforma, os nossos apps ou serviços ou ferramentas associados, coletamos os seguintes tipos de dados pessoais:

  • Nome, endereço de e-mail, número de telefone e endereços residencial, comercial e de cobrança
  • Documento de identificação oficial exigido para reservas ou verificação de identidade, como passaporte, carteira de motorista e números de retificação oficiais, além do número de identificação fiscal (para os proprietários de estabelecimentos para temporada)
  • Informações de pagamento, como número do cartão usado para pagamento, data de validade e endereço de cobrança
  • Solicitações e preferências relacionadas à viagem, como destino favorito e tipos de acomodação, além de refeições especiais e necessidades de acessibilidade, conforme disponível
  • Informações de associação e programa de fidelidade
  • Data de nascimento e gênero
  • Geolocalização
  • Imagens, vídeos e outros registros
  • ID da conta de mídia social e outras informações disponíveis publicamente
  • Comunicações conosco (como registros de ligações dos representantes de suporte ao cliente para fins de treinamento e garantia de qualidade)
  • As buscas que você faz, bem como transações e outras interações com você em nossos apps e serviços on-line
  • Outras comunicações, feitas pela plataforma, entre parceiros e viajantes, e ferramentas de colaboração do viajante e chat em grupo
  • As buscas e as transações feitas pela plataforma
  • Dados que você fornece sobre outras pessoas, como companheiros de viagem ou outras pessoas com as quais você está fazendo uma reserva
  • As informações que recebemos sobre você de outras empresas do Expedia Group e terceiros, como nossos parceiros comerciais e afiliados e provedores de serviços autorizados, que podem incluir informações de contato atualizadas, informações demográficas, interesses e histórico de compra, que podemos adicionar à sua conta ou perfil e usar para análise e pesquisa de mercado

Quando você instala um de nossos apps ou usa nossa plataforma, coletamos automaticamente os seguintes tipos de informações de seu dispositivo:

  • Endereço IP
  • Tipo de dispositivo
  • Números de identificação de dispositivo exclusivos
  • Tipo de navegador da internet (como Firefox, Safari, Chrome e Internet Explorer)
  • Provedor de serviços de internet
  • Sistema operacional
  • Operadora de rede móvel
  • Como seu dispositivo interagiu com nossos serviços on-line, incluindo as páginas acessadas, links clicados, viagens visualizadas e recursos usados, juntamente com horários e data associados
  • Detalhes das páginas de saída e site de referência, bem como localização geográfica geral (como cidade ou país)

Nossa Política de Cookies também explica como usamos cookies e tecnologias de rastreamento similares.

Apps

Quando você baixa e usa um de nossos apps, coletamos determinadas informações técnicas de seu dispositivo para habilitar o app para funcionar adequadamente e conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Essas informações técnicas incluem:

  • Informações de conectividade telefônica e de dispositivos, como operadora, tipo de rede, operadora de rede, operador do cartão SIM e país do SIM
  • Versão e sistema operacional
  • Modelo do dispositivo
  • Desempenho e uso de dados
  • Dados de uso, como datas e horários nos quais o app acessa nossos servidores, os recursos e os links clicados no app, as buscas, as transações, bem como os dados e os arquivos baixados do app
  • Configurações de dispositivo selecionadas ou habilitadas, como Wi-Fi, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e bluetooth (que podem ser usadas para serviços de localização, de acordo com sua permissão, conforme explicado abaixo)
  • Configurações do dispositivo móvel
  • Outras informações técnicas, como nome do app, tipo e versão, conforme necessário para fornecer os serviços a você

Permissões para serviços baseados em localização:

Dependendo das permissões e configurações do dispositivo e de sua escolha de participar de determinados programas, podemos coletar a localização de seu dispositivo usando sinais de GPS, torres de telefonia celular, sinais de Wi-Fi, bluetooth e outras tecnologias. Coletaremos essas informações, caso você aceite pelo app ou outro programa (durante o login inicial ou depois) habilitar determinados serviços baseados em localização no app (por exemplo, localização de acomodações disponíveis próximas a você). Para desabilitar os recursos de localização do app, você pode fazer logout ou alterar suas configurações de dispositivo móvel.

Uso de dados pessoais

Usamos os seus dados pessoais para as várias finalidades descritas abaixo, que dependem do site acessado ou do app utilizado por você.

Seu uso dos serviços, apps e sites on-line:

  • Reservar a viagem solicitada ou habilitar a reserva do estabelecimento para temporada
  • Fornecer serviços relacionados à reserva e/ou conta
  • Criar, manter e atualizar as contas de usuário na plataforma e autenticar você como usuário
  • Manter seu histórico de viagens e buscas, preferências de viagem e acomodação, bem como informações similares sobre seu uso dos serviços e da plataforma do Expedia Group, e conforme descrito nesta Política de Privacidade
  • Habilitar e facilitar a aceitação e o processamento de pagamentos, cupons e outras transações
  • Administrar programas de recompensas e fidelidade
  • Coletar e habilitar avaliações relacionadas às reservas
  • Ajudar você a usar nossos serviços de modo mais rápido e fácil com recursos, como fazer login usando sua conta nos sites e serviços on-line de algumas das empresas do Expedia Group

Comunicações e marketing:

  • Responder às suas perguntas, solicitações de informações, bem como processar as escolhas de informações
  • Habilitar a comunicação entre você e o fornecedor de viagens, como proprietários de estabelecimentos para temporada e hotéis
  • Entrar em contato com você (por mensagem de texto, e-mail, ligações, correspondência, notificações de push ou mensagens em outras plataformas de comunicação) para fornecer informações como confirmações de reserva de viagem e atualizações, para publicidade ou outras finalidades descritas nesta Política de Privacidade.
  • Comercializar nossos produtos e serviços, otimizar a publicidade para que seja mais relevante para você e mensurar e analisar a eficácia das promoções e publicidade
  • Administrar promoções, como competições, sorteios e prêmios similares

Outras finalidades comerciais e conformidade

  • Conduzir pesquisas, pesquisas de mercado e análise de dados
  • Manter, melhorar, pesquisar e mensurar a eficácia de nossos sites e apps, atividades, ferramentas e serviços
  • Monitorar ou gravar ligações, chats e outras comunicações com nossa equipe de suporte ao cliente e outros representantes, bem como comunicações de plataforma entre parceiros e viajantes para controle de qualidade, treinamento, resolução de disputas e conforme descrito nesta Política de Privacidade
  • Criar dados agregados ou de algum modo anonimizados ou desidentificados, que podemos usar e divulgar sem restrições quando permitido
  • Promover segurança, verificar a identidade de nossos clientes, prevenir e investigar fraude e atividades não autorizadas, proteger contra sinistros e outras responsabilidades, além de gerenciar outros riscos
  • Cumprir as leis aplicáveis, proteger nossos direitos e interesses e o de nossos clientes, defender-nos e responder à aplicação da lei e a solicitações que fazem parte de um processo legal
  • Cumprir as leis de segurança e antiterrorismo aplicáveis, bem como leis antissuborno, de alfândega e imigração e outras, como leis e outros requisitos relacionados a due diligence.
  • Operar nossos negócios de acordo com a legislação e com finalidades comerciais legítimas

Bases legais para processamento:

Coletaremos dados pessoais de você somente (i) quando os dados pessoais forem necessários para execução de um contrato com você (por exemplo, gerenciar sua reserva, processar pagamentos ou criar uma conta sob sua solicitação), (ii) quando o processamento for de seu interesse legítimo e não for anulado por seus direitos (como explicado abaixo) ou (iii) quando tivermos seu consentimento para fazer isso (por exemplo, enviar a você comunicações de marketing que exigem consentimento). Em certos casos, teremos a obrigação legal de coletar dados pessoais, como quando for necessário usar o histórico das suas transações para cumprimento das nossas obrigações financeiras e fiscais nos termos da lei.

Se solicitarmos os seus dados pessoais para cumprirmos uma exigência legal ou para executar um contrato com você, isso ficará claro no momento relevante e informaremos se o fornecimento de seus dados pessoais for obrigatório (bem como as possíveis consequências caso você não os forneça).

Determinados países e regiões nos permitem processar dados pessoais com base em interesses legítimos. Se coletarmos e usarmos seus dados pessoais com base nos nossos interesses legítimos (ou nos interesses legítimos de terceiros), esse interesse consistirá, normalmente, em operar a nossa plataforma e nos comunicar com você, conforme necessário, para fornecermos os nossos serviços, para efeitos de verificação de segurança quando você entrar em contato conosco e para detectarmos e impedirmos atividades ilegais.

Podemos, em alguns casos, usar tomada de decisão automatizada, por exemplo, em resposta à avaliação de transações fraudulentas ou atividade suspeita em nosso site. Como parte desse processamento, decisões automatizadas podem ser tomadas ao colocar seus dados pessoais em um sistema que calcula decisões usando processos automáticos. Se você representar um risco de fraude, isso poderá afetar sua capacidade de fazer reservas em nosso site. Você pode ter direitos em relação à tomada de decisão automatizada, incluindo a capacidade de solicitar um processo de tomada de decisão manual ou contestar uma decisão com base exclusivamente no processo automatizado. Se quiser saber mais sobre seus direitos de proteção a dados, consulte a seção Seus direitos e opções abaixo.

Compartilhamento de dados pessoais

Compartilhamos seus dados pessoais conforme descrito abaixo e nesta Política de Privacidade, bem como de acordo com o permitido pela lei aplicável.

  • Empresas do Expedia Group. Compartilhamos seus dados pessoais com as empresas do Expedia Group, listadas em expediagroup.com. As empresas do Expedia Group compartilham, acessam e usam seus dados pessoais conforme descrito nesta Política de Privacidade.
  • Fornecedores de serviços terceirizados. Compartilhamos dados pessoais com terceiros em conexão com a entrega de serviços para você e a operação de nossos negócios (por exemplo, para fornecer processamento de cartão de crédito, suporte ao cliente, análise de negócios, prevenção a fraudes, serviços de conformidade e para mostrar a você publicidade personalizada). Esses fornecedores de serviços terceirizados são obrigados a proteger os dados pessoais que compartilhamos com eles e não podem usar dados pessoais diretamente identificáveis a não ser para fornecer os serviços pelos quais foram contratados. Eles não podem usar os dados pessoais que compartilhamos para publicidade direta (a menos que você tenha dado seu consentimento de acordo com os termos fornecidos por eles).
  • Fornecedores de viagem. Compartilhamos dados pessoais com fornecedores de viagem, como hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, seguradoras, gerentes e proprietários de imóveis para aluguel por temporada e, quando disponível, fornecedores de atividades, linhas de cruzeiro ou linhas de trem que compõem a sua reserva. Observe que os fornecedores de viagem podem entrar em contato com você para informações adicionais, se e conforme necessário, para facilitar a sua reserva ou fornecer serviços de viagem ou associados.
  • Parceiros comerciais e ofertas. Se promovermos um programa ou oferecermos um serviço ou produto juntamente com um parceiro comercial terceirizado, compartilharemos suas informações com esse parceiro para auxiliar na publicidade ou fornecer o serviço ou o produto associado.  Na maioria dos casos, o programa ou a oferta incluirá o nome do parceiro comercial terceirizado, sozinho ou junto com o nosso, ou você receberá um aviso e será redirecionado ao site do parceiro. Um exemplo de parceria comercial seria você ganhar pontos em um programa de fidelidade terceirizado ao concluir uma reserva em nossa plataforma.
  • Outros terceiros. Ao acessar alguns recursos, como o botão "Curtir" do Facebook ou um acesso único que permite que você faça login com suas credenciais de mídia social em nossos serviços on-line, você compartilhará informações com terceiros, como uma empresa de mídia social, sobre ter acessado nosso site ou interagido conosco, por exemplo. No Espaço Econômico Europeu (EEE), na Suíça e no Reino Unido (RU), o compartilhamento de mídia social ou os botões de login em nosso site não são carregados a menos que você aceite nosso uso de cookies e tecnologias similares. Para mais informações, consulte nossa Política de Cookies. O fornecedor terceirizado pode combinar essas informações com outras que temos sobre você. Os dados pessoais compartilhados serão regidos pela política de privacidade do fornecedor terceirizado (incluindo as informações pessoais que podemos acessar pelo fornecedor terceirizado). Os fornecedores terceirizados deverão informar como você pode alterar suas configurações de privacidade no site deles.
  • Obrigações e direitos legais. Podemos divulgar seus dados pessoais para implementar nossas políticas, ou quando tivermos permissão (ou acreditarmos de boa-fé que precisamos) para fazer isso de acordo com a lei aplicável, como em resposta a uma solicitação de cumprimento de lei ou de uma agência governamental, em conexão com litígios existentes ou propostos, ou para proteger e defender nossa propriedade, nossos funcionários e outros direitos e interesses. Também podemos compartilhar seus dados pessoais para cumprir com uma intimação judicial ou outra solicitação legal, ou conforme necessário para remeter determinados impostos durante o processamento de pagamentos, de acordo com o exigido pela lei ou processo legal.
  • Transações corporativas. Podemos compartilhar os seus dados pessoais em virtude de uma transação corporativa, como desapropriação, fusão, consolidação, atribuições ou venda de ativo, ou no caso improvável de falência. No caso de uma aquisição, informaremos o comprador de que ele deve usar os seus dados pessoais apenas para as finalidades apresentadas nesta Política de Privacidade.

Seus direitos e opções

Você tem determinados direitos e opções em relação a seus dados pessoais, conforme descrito abaixo:

  • Se você tem uma conta conosco, poderá alterar suas preferências de comunicação ao (1) fazer login e atualizar as informações de sua conta (não disponível para todas as empresas do Expedia Group) ou ao (2) entrar em contato conosco aqui
  • Você pode controlar nosso uso de determinados cookies seguindo as diretrizes em nossa Política de Cookies
  • É possível atualizar suas informações a qualquer momento ao fazer login em sua conta ou entrar em contato conosco
  • Se não desejar mais receber e-mails promocionais e de publicidade, clique no link "cancelar assinatura" no e-mail. Você também pode fazer login em sua conta para alterar as configurações de comunicação (não disponível para todas as empresas do Expedia Group) ou entrar em contato conosco aqui. Observe que se você escolher cancelar a assinatura ou o recebimento de e-mails de publicidade, ainda enviaremos mensagens sobre sua conta e transações. Não é possível cancelar o recebimento dessas mensagens.
  • Para nossos apps, é possível visualizar e gerenciar notificações e preferências no menu de configurações do app e de seu sistema operacional
  • Se estivermos processando seus dados pessoais com seu consentimento, você poderá retirar tal consentimento a qualquer momento entrando em contato conosco. A retirada de seu consentimento não afetará a legalidade dos processamentos feitos anteriormente e não afetará o processamento de seus dados pessoais, que é conduzido de acordo com as leis e não com base em consentimento

Alguns países e regiões fornecem aos residentes direitos adicionais relacionados aos dados pessoais. Esses direitos adicionais variam de acordo com o país e a região e podem incluir a capacidade de:

  • Solicitar uma cópia dos seus dados pessoais
  • Solicitar informações sobre a finalidade das atividades de processamento
  • Excluir os seus dados pessoais
  • Recusar nosso uso ou divulgação dos seus dados pessoais
  • Restringir o processamento dos seus dados pessoais
  • Recusar a venda dos seus dados pessoais
  • Transferir os seus dados pessoais
  • Solicitar informações sobre a lógica envolvida em nossa tomada de decisão automatizada usada em nossas práticas de prevenção de fraudes e o resultado de tais decisões

Para mais informações sobre quais direitos relacionados a dados podem estar disponíveis a você, clique aqui.

Além dos direitos acima, você tem o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade de proteção de dados sobre a nossa coleta e o nosso uso dos seus dados pessoais. Entretanto, encorajamos você a entrar em contato conosco primeiro para que possamos resolver a sua dúvida. Envie sua solicitação usando as informações na seção Fale conosco. Respondemos a todas as solicitações que recebemos de pessoas que desejam exercer os direitos de proteção de dados pessoais de acordo com a lei sobre proteção de dados aplicável.

Transferência de dados internacionais

Os dados pessoais que processamos podem ser transmitidos ou transferidos para outros países que não o seu país de residência. Esses países podem ter leis de proteção de dados diferentes das de seu país.

Os servidores da nossa plataforma ficam nos Estados Unidos, e as empresas do Expedia Group e os fornecedores de serviços terceirizados operam em vários países. Quando coletamos os seus dados pessoais, podemos processá-los em qualquer um destes países.

Tomamos as medidas apropriadas, incluindo de proteção, para ajudar a garantir que os seus dados pessoais permaneçam protegidos de acordo com esta Política de Privacidade. Por exemplo, as transferências de dados entre as empresas do nosso grupo são regidas pelo nosso acordo intragrupo, que inclui termos rigorosos de transferência de dados (incluindo Cláusulas contratuais padrão da Comissão Europeia para transferências do EEE) e exige que todas as empresas do grupo protejam os dados pessoais processados em conformidade com a lei de proteção de dados aplicável. Além disso, algumas afiliadas dos EUA do Expedia Group têm certificação da Proteção da privacidade UE-EUA e Suíça-EUA, conforme explicado abaixo na seção "Proteção da privacidade".

Também exigimos que fornecedores de serviços terceirizados para os quais os dados são transferidos tenham proteções apropriadas para proteger os seus dados pessoais de acordo com a lei de proteção de dados aplicável. As medidas específicas usadas dependerão dos fornecedores de serviços, e nossos acordos com eles podem incluir as Cláusulas contratuais padrão aprovadas pela Comissão Europeia, a certificação de Proteção da privacidade UE-EUA e Suíça-EUA do fornecedor de serviço ou a confiança nas Regras corporativas vinculativas do fornecedor de serviço, conforme definido pela Comissão Europeia.

Proteção da privacidade

Algumas afiliadas dos EUA do Expedia Group contam com estruturas de Proteção da privacidade UE-EUA e Suíça-EUA e seguimos os Princípios de proteção da privacidade de aviso, escolha, responsabilidade por transferências, segurança, integridade dos dados e limitação da finalidade, acesso, recurso, aplicação e responsabilidade por dados pessoais da UE, Suíça e Reino Unido. Nossas certificações podem ser consultadas aqui. Para mais informações sobre os princípios da Proteção da privacidade, acesse: www.privacyshield.gov. Para mais informações sobre conformidade com as Estruturas da Proteção da privacidade, consulte as informações divulgadas aqui.

Segurança

Queremos que você se sinta seguro sobre o uso da nossa plataforma e todos os serviços e ferramentas associados, e estamos comprometidos a tomar as medidas apropriadas para proteger as informações que coletamos. Embora nenhuma empresa possa garantir segurança absoluta, tomamos atitudes razoáveis para implementar medidas organizacionais, técnicas e físicas apropriadas para proteger os dados pessoais que coletamos e processamos.

Retenção de registros

Reteremos seus dados pessoais de acordo com todas as leis aplicáveis, pelo tempo que for relevante para o cumprimento das finalidades estabelecidas nesta Política de Privacidade, a menos que um período de retenção mais longo seja exigido ou permitido por lei. Desidentificaremos, agregaremos ou tornaremos os seus dados pessoais anônimos se tivermos a intenção de usá-los para fins de análise ou análise de tendência por períodos longos.

Os critérios que usamos para determinar os períodos de retenção incluem:

  • A duração do relacionamento com você, incluindo contas abertas que você tenha com as empresas do Expedia Group, ou reservas recentes ou outras transações feitas em nossa plataforma
  • Se tivermos uma obrigação legal com seus dados pessoais, por exemplo, leis que exigem que mantenhamos registros de suas transações conosco
  • Se houver obrigações legais relevantes e atuais que afetem o tempo pelo qual manteremos seus dados pessoais, incluindo obrigações contratuais, retenções legais, estatutos de limitações e investigações regulatórias

Fale conosco

Caso tenha alguma dúvida ou preocupação sobre o modo como usamos os seus dados pessoais, entre em contato conosco na seção de privacidade no nosso portal de atendimento ao cliente aqui. Para ver uma lista das empresas do Expedia Group, clique aqui.

Para mais informações sobre o controlador de dados e/ou o representante na UE para os dados pessoais que processamos, clique aqui.

Atualizações na Política de Privacidade

Podemos atualizar esta Política de Privacidade em resposta a mudanças nas leis ou desenvolvimentos comerciais ou técnicos. É possível ver quando esta Política de Privacidade foi alterada pela última vez verificando a data da última atualização no topo desta Política.