Expedia Team, em January 1, 1970

Pesquisa revela alto nível de dependência dos viajantes em relação aos dispositivos móveis

– Estudo anual, encomendado pela Expedia (NASDAQ: EXPE) e a empresa de viagens Egencia, ouviu mais de 9.600 pessoas em 19 países

– Entre as conclusões está o desejo, de 84% dos viajantes, de acessar qualquer informação enquanto viajam. No Brasil, esse percentual sobe para 88%

– ‘Dependentes confessos’, 30% dos turistas brasileiros afirmam
usar mais o celular durante as férias do que quando estão em casa

São Paulo, 22 de Março de 2016 – A Expedia.com.br, site local de uma das maiores agências com soluções completas de viagens do mundo, e a Egencia, empresa de viagens de negócios também ligada ao grupo Expedia (NASDAQ: EXPE), acabam de anunciar os resultados do “Índice Mobile Expedia/Egencia”, estudo global de comportamento e preferências relacionadas aos dispositivos móveis realizado anualmente pelas empresas. Encomendado pelo Expedia e conduzido pela Northstar, o estudo foi realizado com 9.642 viajantes de 19 países – da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico.  No Brasil, foram entrevistadas 500 pessoas, moradoras de São Paulo e Rio de Janeiro.

Um dos resultados que mais chamou atenção foi a importância do smartphone como “companheiro de viagem”. Avaliando o recorte brasileiro do estudo, 62% dos viajantes consideram o aparelho o único item indispensável na hora de viajar, à frente inclusive da escova de dentes, desodorante e carteira de motorista.

A relevância dos dispositivos móveis, segundo os entrevistados, está relacionada à forma como o aparelho melhora a qualidade e a experiência de viajar – desde o trajeto até os deslocamentos locais. Os que viajam a negócios tendem a usar o celular para permanecerem conectados à rotina profissional. Mas o uso intenso do celular também é muito observado entre os que viajam a lazer – seja para navegarem na internet, tirarem fotos, se manterem conectados com parentes/amigos e/ou manterem as redes sociais ativas.

No Brasil, 75% dos entrevistados consideram o smartphone um importante “companheiro de viagem”. Entre os aplicativos de maior acesso durante as viagens de lazer, os de redes sociais estão no topo da lista, com 63% dos votos; em segundo e terceiro lugar ficam os apps com recursos de geolocalização e os de câmera/vídeo, com 47% e 39% respectivamente. Uma particularidade do brasileiro é o uso frequente de aplicativos de entretenimento nesse tipo de viagem, como games e música. Ao lado dos mexicanos e tailandeses, ele registra um dos índices mais altos do mundo no uso dessas aplicações: 25%, oito pontos acima da média global (17%).

Quando questionados sobre os aplicativos mais importantes nas viagens profissionais, o cenário muda um pouco: 73% dos brasileiros tendem a valorizar mais os aplicativos de e-mail e mensagens. Em seguida vem os aplicativos de geolocalização, com 41% dos votos, e só depois aparecem os de redes sociais, com 27%.

“É interessante observar como o celular está presente em todo o processo da viagem: desde a pesquisa do destino e a reserva até o compartilhamento e captura dos momentos”, afirma Aman Bhutani, presidente do Grupo Expedia. “Um viajante pode usar seu celular para ler e-mails do trabalho e não se desligar do que está acontecendo no escritório, mas ele também acredita que o device é essencial para melhorar a qualidade de suas férias. Como uma das maiores empresas de viagens do mundo, fazemos questão de ouvir constantemente nossos consumidores até para nos dizerem o que não gostam nos seus compartilhamentos móveis para nos adaptarmos e fornecermos o melhor ao que eles procuram”, acrescenta o executivo.

“Os dispositivos móveis podem ser uma exigência para as viagens de negócios, no entanto, essas viagens e a maneira com que nos conectamos estão mudando com frequência. Vários dispositivos e aplicativos permitem que os usuários tenham uma experiência mais integrada, sendo mais produtivos e eficientes. Os viajantes também estão utilizando a conectividade e esses aplicativos para equilibrar trabalho e vida pessoal, controlando o tempo de uso e desligando quando necessário”, disse Rob Greyber, presidente da Egencia.

“Acompanhando uma tendência global, vemos que ano após ano o uso de dispositivos móveis em todas as etapas da viagem cresce” afirma Fernando Botelho, Gerente Sênior de Marketing da EBR.

Viajantes de todo o mundo admitem ser viciados em seus dispositivos móveis, mesmo durante as férias. 84% de todos os viajantes entrevistados gostariam de acessar qualquer informação enquanto viajam. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 88%.

Vale destacar ainda que 61% dos viajantes brasileiros se dizem “perdidos” sem um dispositivo móvel nas férias e que 74% assumem nunca desconectarem totalmente, mesmo em uma viagem de lazer – globalmente, esse percentual está bem abaixo (60%).  Outro ponto curioso é que 30% dos turistas brasileiros afirmam usar mais o dispositivo móvel durante as viagens de férias do que no dia a dia, em casa.


Etiqueta             

O “Índice Mobile Expedia/Egencia 2016” revelou que os viajantes estão em sintonia em relação à “etiqueta” no uso dos dispositivos móveis. Cordialidade e noção de barulho são particularmente importantes, assim como privacidade. Ouvir músicas, jogar e assistir vídeos sem fones de ouvido são atitudes consideradas ofensivas por 65% dos viajantes do Brasil, o que significa um aumento de mais de 20% na comparação com o ano passado. Já as chamadas por alto-falante (“viva voz”) enfurecem 58% das pessoas ouvidas (eram 45% em 2014), enquanto tirar fotos de estranhos soa ofensivo para 52% dos entrevistados, um aumento de 13 pontos percentuais em relação a 2014.

Veja o ranking com os comportamentos consideradas mais ofensivos pelos entrevistados quando o assunto é uso de smartphone em viagem (Brasil):

  • Reprodução de músicas / jogos / vídeos sem fones de ouvido: 65% (X 58% média global)
  • Falar ao telefone usando o “viva voz”: 58% (X 57% média global)
  • Tirar fotos/vídeos de estranhos: 52% (X 48% média global)
  • Deixar as notificações com o volume ativo: 51% (X 39% média global)
  • Fazer chamadas durante um jantar em um restaurante/café: 34% (X 39% média global)
  • Usar apps de relacionamento por geolocalização: 25% (X 13% média global)
  • Fotografar o prato com o alimento durante as refeições: 27% (X 22% média global)

Eles não voam sem o celular

O estudo levantou ainda que 60% dos viajantes globais não estariam dispostos a sair de férias sem um dispositivo móvel. No Brasil, essa dependência durante as viagens é ainda maior: sobe para 72% os que não viajariam sem um dispositivo. Ainda: 64% dos brasileiros dormem com o celular na cama durante as férias e 28% leva consigo o tempo inteiro um carregador.

A forte dependência de dispositivos móveis é uma tendência mundial. No entanto, viajantes provenientes da Alemanha, Noruega e Suécia tem se mostrado um pouco menos dependentes em comparação aos demais.

Conectados com o trabalho mesmo quando viajam a lazer

Mais da metade dos viajantes do mundo que se identificaram como empregados checam os e-mails profissionais pelo menos uma vez por dia durante as férias. Dos brasileiros que tem esse costume por exemplo, a maioria (54%) diz que o parceiro de viagem ou cônjuge não se importam. Já 36% admitem que o cônjuge ou parceiro não gostam muito, mas aceitam quando acontece. Um pouco mais que um quarto (26%) dos viajantes brasileiros pagam por Wi-Fi a bordo com o objetivo de se conectar com o trabalho, como por exemplo checar e-mail.  Esse número aumenta entre os viajantes de países asiáticos, o percentual do que pagam Wi-Fi no avião chega a 53% em Hong Kong, 42% na China e 40% na Taiwan.

Sobre o estudo

O Índice Mobile Expedia 2016/Egencia foi encomendado pela Expedia e conduzida online pela Northstar, uma empresa de consultoria global de insights estratégicos. Esta pesquisa foi realizada online em toda a América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico. O estudo foi realizado entre 9.642 pessoas que possuem pelo menos um dispositivo móvel em 19 países.

Sobre a Expedia.com.br

A Expedia.com.br permite que o brasileiro crie ‘sua viagem da sua maneira’ ao oferecer muitas opções e última tecnologia em pacotes de viagens, voos, hotéis, aluguel de carros, reservas de atrações para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telefônico gratuito nos sete dias da semana no número 0800-761-0770.

Expedia é uma marca registrada de Expedia Inc. nos Estados Unidos, Brasil e outros países. Seus logos e produtos, bem como o nome da companhia, mencionados nesse documento são de propriedade de seus respectivos donos. © 2013 Expedia, Inc. Todos os direitos reservados.

Sobre a Egencia

Egencia é uma empresa líder em serviços completos de gestão de viagens que oferece tecnologia inovadora de viagens de negócios e serviço local especializado para mais de 10.000 clientes em 64 países ao redor do mundo. Como parte da Expedia Inc., uma das maiores empresas de viagens do mundo, Egencia fornece para empresas inovadoras a habilidade de guiá-las para um caminho mais econômico em suas programações de viagens, enquanto analisa e encontra as necessidades dos viajantes de negócios modernos. Para mais informações visite www.egencia.com.

Sobre a Northstar

Northstar é uma empresa de consultoria e marketing estratégico, alinham vanguarda, técnicas de pesquisa personalizada e contexto cultural com propriedade para desenvolver modelos e estruturas de marketing estratégico de grande impacto. O conjunto de serviços da Northstar se relacionam com os elementos fundamentais da marca, clientes e estratégia de marketing, com experiência no setor de turismo, varejo, automotivo, CPG, alimentos e bebidas, serviços financeiros, farmacêutico e assistência a saúde, transporte e moda/luxo. Para mais informações, acesse www.northstarhub.com.

 

Informações para a imprensa – Expedia.com.br

In Press Porter Novelli

Marina Dias
marina.dias@inpressni.com.br – (11) 3330-3802

Thais Domingues
thais.domingues@inpresspni.com.br – (11) 3330-3802

Fernanda Daprá
fernanda.dapra@inpresspni.com.br – (11) 3330-3776

Juliana Prando
juliana.prando@inpresspni.com.br – (11) 3185-9962