Estudo da Expedia revela quais são os comportamentos que mais irritam os brasileiros na praia
Estudo da Expedia revela quais são os comportamentos que mais irritam os brasileiros na praia
Pessoas que não recolhem o próprio lixo e pais desatentos aparecem no topo da lista
Agência aproveita para listar, às vésperas das férias de verão, destinos de praia mais reservados dentro e fora do país pelo seu site nos últimos dois meses
Brasil, 19 de dezembro de 2016 – A Expedia.com.br, braço local de uma das maiores agências de viagem online do mundo, divulga hoje um estudo global sobre comportamento e preferências dos viajantes “loucos por praia” em toda a América do Norte, Sul, Europa, Ásia e Austrália/Nova Zelândia. O Relatório Flip Flop 2016, encomendado pela Expedia e conduzido pela empresa global de pesquisas Northstar, entrevistou 11.155 viajantes com mais de 18 anos, em 24 países e nos cinco continentes.
Levando pela primeira vez a medalha de ouro pra casa, os austríacos são considerados os mais dispostos a ficar completamente despidos nas praias, 28% deles afirmam ficar bem confortáveis, contra apenas 5% dos brasileiros. O relatório revelou também que 34% dos brasileiros usam WiFi na praia com intuito de compartilhar o que estão fazendo em aplicativos como Instagram ou Snapchat.
“Ano após ano, os viajantes dizem não haver destino melhor nas férias do que a praia”, disse John Morrey, vice-presidente e gerente geral de Expedia.com. “Mal a viagem termina eles já começam a sonhar com a próxima praia que irão visitar. Por conta disso, usamos o Relatório Flip Flop como base para descobrir o que as pessoas mais curtem fazer quando estão com os pés na areia e a resposta é: basicamente nada”, completa.
Melhores destinos e os fatores de escolha
Quando o assunto é tirar férias, 72% dos brasileiros preferem a praia e puseram os pés na areia no último ano. Quando questionados sobre os fatores que influenciaram na escolha, 83% afirmam que a limpeza das praias é o mais importante, seguido de segurança e custo beneficio. Sobre repetir o destino, apenas 7% disseram que não voltariam, contra 79% de respostas positivas.
A pesquisa mostra ainda que, para os brasileiros que viajaram para fora do país, o destino internacional mais popular é a Flórida; já entre os americanos a preferência é pelas praias do México, América Central e Brasil. Mundialmente, as praias da Espanha foram as mais visitadas, seguidas pelas praias na Austrália, Itália e México.
Às vésperas das férias de verão no hemisfério sul, a Expedia.com.br aproveitou para listar os destinos de praia mais reservados em seu site nos últimos dois meses. Destinos brasileiros lideram o ranking: o mais reservado foi o Rio de Janeiro seguido de Florianópolis e Natal. Miami e Cancun aparecem na sequência. Abaixo o ranking completo:
TOP 10 praiais |
Rio de Janeiro |
Florianópolis |
Natal |
Miami Beach |
Cancun |
Fortaleza |
Maceió |
Ipojuca |
Punta Cana |
Cartagena |
Sobre o que fazer quando está na praia, “fazer nada” é quase unânime (citado por 74% dos entrevistados e 71% dos brasileiros). Assistir o pôr do sol (70%) e fazer uma caminhada (61%) também são atividades frequentes. Quando o assunto é bebida alcoólica, a cerveja foi citada como opção favorita por 28% dos entrevistados em todo o mundo e 40% dos brasileiros admitem ingerir muito mais bebidas alcoólicas do que o usual quando estão com os pés na areia.
Austríacos: campeões em tomar sol nu
Em pesquisas anteriores, os austríacos compartilharam o primeiro lugar na categoria “nudismo na praia” com os alemães. Já neste ano lideram com folga: 28% dos austríacos entrevistados admitiram já terem ficado totalmente nus em praias públicas, contra 25% dos alemães e 18% dos norte-americanos. Os mais tímidos, aparentemente estão na Ásia, com 2% dos Sul-Coreanos e 3% na Tailândia. Mundialmente, 10% dos banhistas disseram que já visitaram alguma praia de nudismo.
Grande parte dos norte-americanos (62%) disse ficar “um pouco” ou “totalmente” desconfortáveis com topless ou nudez em praias públicas. Os brasileiros são tão conservadores quanto: 71% deles têm a mesma opinião.
Americanos dividem opiniões sobre sunga; já Brasil e Holanda são quase unânimes
Quando em pauta o modo que os homens vão à praia, os brasileiros e holandeses assumem serem grandes fãs da sunga, 90% e 92%, respectivamente, enxergam o traje “aceitável” para os homens. Já os norte-americanos assumem não serem grandes fãs de sungas, apenas 48% consideram a vestimenta “aceitável”. Em todo o mundo, 63% aprovam.
Brasileiros e mexicanos são os que mais se preocupam com o corpo e europeus são os “praieiros” mais bonitos do mundo
De acordo com o relatório, 67% dos praieiros incluem exercícios físicos na rotina quando decidem passar férias ou feriados na praia. Quando o assunto é vaidade, os mexicanos saem na frente, com 89%, seguidos dos brasileiros, com 85%. Os indianos e italianos também entram na disputa, ambos com 84%. Apesar disso, 86% dos brasileiros e 89% dos mexicanos afirmam que nunca adiariam seus planos de viagem para ter mais tempo para ficar em forma.
Em relação aos praieiros mais atraentes, é unânime que os europeus levam o título, citados por 24% dos entrevistados em todo o mundo. O TOP 3 segue com os caribenhos (17%) e americanos (14%).
Exibindo um pouco mais de patriotismo, 46% dos americanos disseram que os “praieiros” mais atraentes são encontrados, na realidade, em seu país – mais especificamente em praias na Flórida e no Havaí.
Regras de etiqueta na praia: um olhar sobre os comportamentos mais irritantes
O Relatório Flip Flop também pediu que os entrevistados citassem os comportamentos mais irritantes na praia. Banhistas que deixam lixo na areia foram citados em todas as regiões pesquisadas. Para os brasileiros, os 10 comportamentos mais irritantes nas praias são:
Roubo, queimaduras de sol e tubarões
Ter os bens roubados na praia é o medo que predomina em todos os entrevistados ao redor do mundo. Os suecos são os mais preocupados: 47% deles apontaram como sendo a primeira preocupação. Os principais receios dos brasileiros são: ter os bens roubados (30%), afogamento (19%) e ataque de tubarões (15%). Apesar disso, 61% dos brasileiros disseram que o medo não os impede de dar um mergulho, diferente de Hong Kong, onde 53% dos entrevistados afirmaram não colocar os pés na água.
Para mais informações sobre o Relatório Flip Flop 2016, visite o blog Expedia.
Metodologia da pesquisa
O Relatório Flip Flop foi encomendado pela Expedia e conduzida online pela Northstar, uma empresa de consultoria de insights estratégicos globalmente integrada. A pesquisa foi realizada online em toda a América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico. O estudo foi realizado entre 11,115 pessoas maiores de 18 anos e em mais em 24 países.
Sobre a Expedia.com.br
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*Baseado na comparação com outras agências de viagens online que oferecem serviços completos, definidos como aqueles que reservam e prestam serviços relacionados a voos, hotéis, cruzeiros, carros e atividades para uma base de clientes global. Dados baseados na comScore Media Metrix para Expedia, Inc. Sites, Worldwide, média mensal de visitantes únicos, outubro ’12-’13 setembro. | · |